domingo, 7 de novembro de 2010

Segunda carta da Chapa Alternativa - O Inesperado - à Direção do IEL

Segunda carta aberta dirigida à Comunidade do IEL

Wilmar D´Angelis e Edwiges Morato

Por uma gestão independente e participativa
"Sem esperança não surge o inesperado" (Murilo Mendes)


Uma candidatura do IEL, uma gestão compartilhada

Espírito crítico e independência são as qualidades que estamos convocando, de todos, para experimentarmos, coletivamente, em diálogo franco e colaborativo, a gestão do IEL pelos próximos anos. Reconhecemos os investimentos importantes realizados nas últimas gestões, e por isso mesmo parece-nos que está na hora de pensarmos mais nas pessoas.
Afirmamos em nossa carta aberta dirigida à comunidade do IEL no ato de inscrição da candidatura que queremos, além de garantir e aprofundar conquistas obtidas até aqui, restabelecer uma Comunidade Acadêmica no IEL, em que funcionários e alunos atuem de forma decisiva e não sejam figurantes para o pano de fundo da excelência acadêmica. Por isso, temos utilizado nas conversas com membros da comunidade a expressão “gestão compartilhada”, como sinônimo da nossa concepção de “participação”. É assim que entendemos democracia: como uma construção permanente e dialógica (na linha de Paulo Freire).
Esclarecemos que nossa chapa, ainda que composta por dois docentes do Departamento de Linguística, efetivamente configura uma candidatura de docentes que pertencem ao IEL. Assim, não nos apresentamos como uma chapa "da Linguística", porque de fato não o somos. Somos uma candidatura “do IEL”, que se dirige à “comunidade do IEL” para com ela compartilhar princípios e projetos que mudem, para melhor, a vida de todos os seus membros, de todos os setores, de todos os departamentos. É com esse espírito que temos conversado e debatido com a comunidade.

Semana de conversas, debate com membros da comunidade do IEL

No dia 4 de novembro, estivemos reunidos com representantes do CALL, centro acadêmico do nosso Instituto. Com todos os estudantes, pretendemos nos reunir para conversar sobre o IEL e debater em detalhe nossas idéias no dia 16 de novembro.

Propostas que surgiram desse encontro:
  • Aprofundamento do diálogo aberto e franco da Direção com a comunidade estudantil e sua maior integração à vida acadêmico-administrativa do Instituto;
  • Restabelecimento e incentivo à participação de alunos nas várias instâncias do Instituto, além da Congregação, como a CPG e as reuniões Departamentais;
  • Inserção qualificada nas atividades de Extensão (como os cursos de extensão comunitários, por exemplo), que podem ganhar maior valor acadêmico;
  • Incremento e apoio de uma cultura de presença acadêmica e cultural no campus, ainda tíbia entre nós.
No dia 5 de novembro, tivemos uma reunião com os servidores técnico-administrativos, um encontro que primou pelo clima democrático e pelo debate alto em torno de formas de participação em uma gestão compartilhada do Instituto. A partir daí, nas discussões com os vários setores do Instituto, seguimos buscando detalhar as condições e projetos das realidades intra e inter-setores.

Propostas que surgiram desse encontro:
  • Maior visibilidade e integração das ações e setores do IEL, dando um maior sentido social a eles e combatendo assim a fragmentação do trabalho coletivo e a desconexão entre a atividade administrativa e vida universitária.
  • Priorização de ações voltadas à reposição do quadro funcional e à solução para as consequências da terceirização na Universidade;
  • Estímulo, criação de condições e apoio financeiro à participação de servidores técnico-administrativos em cursos de formação.
  • Realização de reuniões periódicas da Direção com o quadro dos servidores, encerrando-se uma quase tradição de promessas desse tipo não cumpridas.
Todas as sugestões foram imediatamente acatadas. Algumas delas faziam eco às nossas próprias propostas, e todas são absolutamente coerentes com nossos princípios de gestão compartilhada.
No dia 11 de novembro pretendemos, a convite da Chefia do DTL, participar da reunião departamental, de modo a apresentar nossas idéias e propostas para o Instituto.

Compromissos de gestão compartilhada: IEL – uma instância de todos

Dessa forma, democrática e abertamente, pretendemos:
  • Fortalecer as instâncias de gestão do Instituto, estimulando a participação maior dos segmentos, fortalecendo e estimulando o direito à voz e, ao mesmo tempo, criando espaços e instâncias menos burocratizadas e mais reflexivas para ampliar a participação da comunidade na definição de questões mais gerais e cruciais para o futuro do IEL e da Unicamp. Assim, nenhuma decisão que afeta as pessoas, o quadro de pessoal do Instituto, as relações dentro de um setor, etc., devem ser tomadas 'na Direção docente', para ser apenas cumprida e aceita. As decisões deverão ser tomadas sempre com a participação dos setores e membros envolvidos;
  • Atuar com o máximo de transparência, em todos os níveis, em todas as áreas, em todo processo decisório, em tudo o que a comunidade diagnosticar que há opacidade. Isso envolve, entre outras coisas, exposição pública (on line) de contas e das decisões de diferentes setores e instâncias acadêmico-administrativas.
  • Participar como voz do IEL no CONSU. Com isso queremos dizer que questões que digam respeito a reivindicações e direitos, embora acabem atravessadas ou norteadas por decisões administrativas e políticas no CONSU, costumam ser vistas (ou tratadas) como atribuição ou problema do Sindicato e da Associação dos Docentes. Entendemos que a Direção do Instituto deve estar ao lado das reivindicações que dizem respeito aos direitos e são do interesse dos estudantes e trabalhadores da Universidade, docentes e não docentes.
A candidatura nas redes sociais

Abaixo seguem os endereços nos quais estamos divulgando nossas ideias e outras informações.

http://inesperado2011.blogspot.com
http://twitter.com/O_Inesperado

Muito cordialmente,

Wilmar e Edwiges, professores do IEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário